domingo, 29 de setembro de 2013

Saramandaia

Acabou nessa sexta feira 27/09 o remake de Saramandaia, novela que a Globo produziu baseada na obra de Dias Gomes. Sua primeira versão foi em 1976 e foi um grande sucesso, teve uma das cenas mais clássicas da historia das telenovelas, a explosão de Dona Redonda. Mas infelizmente em 2013, a historia tomou outro rumo.

Wilza Carla e Vera Holts
A historia começou com um dos fatos  que mais marcou 2013, protestos. Alguns moradores de Bole-Bole foram a luta nas ruas para convencer as pessoas a mudar o nome da cidade para Saramandaia. Mas não pense que esse nome surgiu a toa, ele foi uma visão de João Gibão. Os protestos eram liderados por Zelia Vilar, filha e Vitoria Vilar que no passado teve um romance com Zico Rosado, inimigo da Família Vilar. Após muita luta, o nome da cidade passa a se chamar Saramandaia, que significa novos tempos. A historia é cheia de personagens um tanto diferentes. João Gibão tem asas, Dona Redonda explode de tão gorda, Professor Aristobolo é lobisomem, Marcina é tão fogosa que sai fumaça e por ai vai. Ao longo da trama ficou a impressão de que ela estava sendo deixada de lado pela globo, como se a Propriá direção havia perdido a esperança de que a audiência

Candinha e Tiberio se transformando em arvore
Saramandaia teve muitos momentos emocionantes, pra mim em especial foi quando Tiberio saiu de suas raízes e foi atrás de Candinha, seu grande amor. Fernanda Montenegro mais uma vez deu um show de interpretação. A cena em que ela se despede de sua família me fez chorar muito. Lembrei de minha avó, uma pessoa que eu amo tanto e que tenho muitas saudades. Enfim, foi ótimo ver Saramandaia, uma novela que fez historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário