domingo, 29 de setembro de 2013

Saramandaia

Acabou nessa sexta feira 27/09 o remake de Saramandaia, novela que a Globo produziu baseada na obra de Dias Gomes. Sua primeira versão foi em 1976 e foi um grande sucesso, teve uma das cenas mais clássicas da historia das telenovelas, a explosão de Dona Redonda. Mas infelizmente em 2013, a historia tomou outro rumo.

Wilza Carla e Vera Holts
A historia começou com um dos fatos  que mais marcou 2013, protestos. Alguns moradores de Bole-Bole foram a luta nas ruas para convencer as pessoas a mudar o nome da cidade para Saramandaia. Mas não pense que esse nome surgiu a toa, ele foi uma visão de João Gibão. Os protestos eram liderados por Zelia Vilar, filha e Vitoria Vilar que no passado teve um romance com Zico Rosado, inimigo da Família Vilar. Após muita luta, o nome da cidade passa a se chamar Saramandaia, que significa novos tempos. A historia é cheia de personagens um tanto diferentes. João Gibão tem asas, Dona Redonda explode de tão gorda, Professor Aristobolo é lobisomem, Marcina é tão fogosa que sai fumaça e por ai vai. Ao longo da trama ficou a impressão de que ela estava sendo deixada de lado pela globo, como se a Propriá direção havia perdido a esperança de que a audiência

Candinha e Tiberio se transformando em arvore
Saramandaia teve muitos momentos emocionantes, pra mim em especial foi quando Tiberio saiu de suas raízes e foi atrás de Candinha, seu grande amor. Fernanda Montenegro mais uma vez deu um show de interpretação. A cena em que ela se despede de sua família me fez chorar muito. Lembrei de minha avó, uma pessoa que eu amo tanto e que tenho muitas saudades. Enfim, foi ótimo ver Saramandaia, uma novela que fez historia.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Deixou Saudades

Em 2006 começava a ser produzida pela Rede Globo mais uma novela de Manoel Carlos, Paginas da Vida. Essa novela tinha um enredo simples mas porem, era envolvente, recheada de cenas de fortes emoções. Vamos então relembrar um pouco:

A historia começa mostrando que a Helena da vez era Regina Duarte que era medica e sempre teve o desejo de ter um filha chamada clara. Em outra cidade longe do Rio de Janeiro, estava Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Leo (Thiago Rodrigues), dois estudantes de Linguás. Alguns capítulos depois, Nanda revela a Léo que esta gravida de gêmeos, mas pensando em seu futuro, Léo abandona Nanda e ela se vê obrigada a voltar ao Brasil.
Ao voltar, Nanda enfrenta muitos problemas com a Mãe, Marta (Lilia Cabral). Marte, vivia brigando com a filha, ate que um dia Nanda saiu de casa e sofreu um acidente. Por coincidencia do destino, vai para no hospital em que Helena trabalha. Nanda é submetida a um parto de emergência e quem faz é Helena.
 Surgem complicações no parto e Nanda acaba morrendo, mas antes de morrer diz a Helena o nome que ela quer colocar nos filhos: Francisco e Clara. Na mesma hora Helena lembrou da filha que sempre quis ter. Mas a menina nasceu com síndrome de down e foi rejeitada pela avó. Helena então adotou a criança e criou como sua filha, até que o espirito de Nanda começou a aparecer para os filhos.

Foi uma historia linda, umas das melhores escrita por Manoel Carlos, junto com Laços de Família e Mulheres Apaixonadas. A Globo tenta há anos reprisar  novela no vale a pena ver de novo, mas enfrenta problemas com o Ministério publico em questão das fortes cenas. Alega-se que a novela teria muitos cortes e ficaria sem nexo como Senhora do Destino, que reprisou em 2009.

domingo, 15 de setembro de 2013

Cidade Maravilhosa?

Um dos meus grandes senhos é conhecer o Rio de Janeiro. Daqui uns meses quando acabar de ajudar minha mãe com os materiais da casa, vou começar a juntar dinheiro para ir pra la com minha família, já até me informei e não são caras as passagens, R$ 441,00 ida e volta. Mas uma certa vez, vi uma reportagem no jornal da Globo que mostrava que a cidade maravilhosa era maravilhosamente imunda!

Praia de Ipanema - Rio de Janeiro
Em 2012, foram recolhidos de vários pontos da cidade mais de 1.225.690 toneladas de resíduos, cerca de três estádios do Maracanã. Pra situação ficar ainda pior, o Rio de Janeiro foi escolhido em fevereiro deste ano a nona cidade mais suja do mundo em uma lista de 40 dos mais importantes destino turísticos do mundo.

A solução encontrada pelo prefeito Eduardo Paes foi mobilizar 500 fiscais para multar a partir do mês de julho, quem jogue lixo no chão. Para resíduos pequenos ( lata de cerveja, papies de bala, etc) a multa é de R$157,00. Conforme o tamanho do resíduo descartado  multa é maior, pode variar entre R$392,00 até R$980,00.

Trecho da Reportagem do Jornal da Globo
 Lembrando que a cidade já foi capital do Brasil entre 1763, quando o ministro português Marques de Pombal transferiu a sede da colonia para o Rio de Janeiro, ate é 1960, quando o governo foi transferido para Brasília. Eu ainda quero muito conhecer essa cidade linda, e sei que logo esse dia vai chegar, afinal de contas, o Rio ainda continua sendo a Cidade Maravilhosa.

sábado, 14 de setembro de 2013

Lobisomem do Cemitério

Vocês certamente já viram aquela campanha da RBS que mostra lendas e curiosidades da nossa cultura gaucha, mas hoje, vasculhando pela net vi uma lenda muito interessante sobre um suposto lobisomem na cidade de Rio Grande.
Rio Grande - RS

Aproximadamente na década de 70, na rua 2 de novembro, onde até hoje se encontra o cemitério Católico da Cidade de Rio grande, atuava o famoso "Lobisomem do Cemitério". Pessoas que passavam tarde da noite por ali diziam que um estranho bicho aparecia sempre a meia noite. Assim que alguem passava, ele pulava do alto do muro do cemitério e assustava as pessoas. Os que eram assustados por ele, relatavam que o bicho era meio homem meio animal. Foi a partir desse depoimento que as pessoas começaram a acreditar que se tratava de um lobisomem.
Professor Aristobolo - Saramandaia - © TV GLOBO 2013

Notavam também que o bicho uivava quando agia. Mas o segurança da Viação Férrea (que ficava em frente ao cemitério) não acreditava no que estava acontecendo. Então ele resolveu vigiar uma noite inteira o cemitério para ver e o que falavam era verdade. Assim que o relógio deu meia noite ele ficou mais atento  tudo em sua volta. Foi ai que ele ouviu uivo muito alto, no instante em que uma senhora passava em frente ao cemitério e o lobisomem saia pulava do muro. O policial começou a disparar vários tiros e o lobisomem fugiu. Desse dia em diante, nunca mais se ouviu falar nele.
fonte: http://www.lendas-gauchas.radar-rs.com.br

Eu sinceramente acho que já existiu muita coisa no mundo, principalmente no interior das cidades. Dizia minha avó, que aqui mesmo na minha rua, tinha um homem que todos diziam que era lobisomem. Me lembro de nossa ultima conversa antes dela se ir, me contou que quando era criança, no meio da escuridão, via aquela coisa estranha, cambaleando e em chamas. Mas a verdade é que nunca saberemos o que é verdade e o que é mito, agora uma coisa eu posso afirmar, que existe muito mais que nossos olhos podem ver, ah isso existe.


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

#SessãoDica: Sexta-Feira 13

Enfim, mais uma sexta-feira 13 que como sempre, não tem nada de assustadora. Mas sinceramente, tem coisa melhor que ver um bom filme de terror num dia como hoje? Claro que não né.
Minha dica de hoje é um dos meus filmes favoritos, é antigo, mas é bom!

O exorcista - Warner.Bros Pictures
O exorcista foi lançado em 1973 (ha 40 anos), de William Peter Blatty, foi um verdadeiro classico entre os filmes de terror. Dirigido por William FriedKin, o filme levou milhares de pessoas aos cinemas de todo o mundo com uma historia arrepiante. O filme é baseado em um caso real que aconteceu com um garoto de 14 anos em 1949. Blatty, quando leu a noticia no jornal, sabia que a historia daria um bom roteiro, então colocou a mão na massa.
Linda Blair e William Peter


          O filme aborta a possessão demoniaca de Regan, uma garota de 12 anos. Foi um dos filmes mais lucrativos da Warner. Bros Pictures, cerca de U$ 441.306.145,00 em todo o mundo.

RESUMO WIKIPÉDIA
Num sítio arqueológico em Hatra, próximo a Nínive, no Iraque, o arqueologista e padre Lankester Merrin (Max von Sydow) visita uma escavação onde foi encontrada uma pequena escultura de pedra de uma criatura bestial e horrível. Merrin depois encontra uma estranha estátua de Pazuzu, que tem uma cabeça similar àquela anteriormente encontrada.
Enquanto isso, Damien Karras (Jason Miller), um jovem padre da Universidade de Georgetown, começa a duvidar de sua fé ao lidar com a doença terminal de sua mãe.
Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que está filmando em Georgetown, percebe dramáticas e perigosas mudanças de comportamento em sua filha de 12 anos, Regan MacNeil (Linda Blair). A menina tem uma convulsão e demonstra poderes sobrenaturais como levitação e grande força. Regan fala palavrões e blasfêmias com uma voz demoníaca masculina. Inicialmente, Chris pensa que as mudanças de Regan estão relacionadas à sua entrada na puberdade, mas os médicos suspeitam de uma lesão em seu cérebro. Regan é submetida a uma série de exames médicos desagradáveis que não acusam nada de anormal, e o médico recomenda Regan a um psiquiatra, a quem Reagan ataca violentamente. Ocorrências paranormais continuam a ocorrer, incluindo a cama sacudindo, barulhos estranhos e movimentos inexplicáveis.
Cena mais famosa do filme

Esgotados os recursos médicos, um dos médicos recomenda um exorcismo, sugerindo que os sintomas de Regan são resultado de uma possessão demoníaca, devendo ser resolvida por um padre. Em desespero, Chris consulta o padre Karras, uma vez que ele, além de padre, é psiquiatra. Durante o período em que Karras observa Regan, ela constantemente refere-se a si própria como o Demônio. Karras inicialmente acredita que a menina sofre de psicose, até que ele lembra dela falando em um idioma estranho, que é de fato inglês de trás para frente. Apesar de suas dúvidas, Karras decide pedir permissão à Igreja para conduzir um exorcismo.
O padre Merrin, um exorcista experiente, é chamado a Washington às pressas para ajudar. Merrin e Karras tentam espantar o espírito maligno de Regan. O demônio ameaça e agride ambos os padres, verbal e fisicamente, inclusive usando a voz da mãe de Karras para perturbá-lo, e Merrin tem um infarto. Karras tenta socorrer Merrin, mas ele morre. Karras então agarra o pescoço da menina e desafia o demônio a deixar Regan e entrar nele. O demônio o faz, e Karras comete suicídio se jogando pela janela. Lá embaixo, devastado, o padre Dyer (William O'Malley) administra a extrema unção a Karras.
Regan, sem a presença do demônio, tem sua saúde recuperada e não lembra de nada que aconteceu, e vai embora de Georgetown com sua mãe.

Mistério Farroupilha

Hoje a aula de filosofia foi inspirada na nossa tão famosa Semana Farroupilha. Nos foram mostrados dois vídeos: Um falava da nossa cultura e um pouco da história da revolução e o outro sobre os mistérios da revolução Farroupilha que esta totalmente ligada a "Maçonaria".  Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria,1 é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caracter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. (fonte: Wikipédia)

Simbolo da Maçonaria

Sempre vi a maçonaria como algo do mal, ligado também aos iluminatis, mas hoje pude ver de um outro jeito o verdadeiro sentido da maçonaria. Segundo a profº, a maçonaria é formada por um grupo de pessoas com éticas morais, tais como ter família, estudar entre outras coisas e foi então que resolvi a indagar: Então por que emissoras de televisão inserem mensagens subliminares em filmes, novelas, musicas? - A resposta, muito simples, para fazer nós percebemos e procurarmos saber mais, por que afinal, o homem que pensa evolui e evoluindo ele pode fazer tanto da vida dele como a dos outros muito melhor.



Vídeo Mistério Farroupilha  ( Curtas Gaúchos, Rbs Tv Porto Alegre)


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Não podia fazer a minha primeira postagem sem mencionar as pessoas que são uma das minhas razões de viver, meus amigos. São eles que me fazem enxergar o lado bom da vida, a ver as coisas por outro lado. As vezes nos desentendemos, discutimos, mas no fundo nos amamos. Eu espero um dia que todos nós nos encontremos em um asilo pra acabar a vida juntos e poder dizer com toda certeza: NOSSA AMIZADE É ETERNA!